Maturação e embalagem à vácuo de carnes

Maturação
A maturação é um processo natural que torna a carne muito mais macia. Ocorre somente com o produto dentro da embalagem original a vácuo (na ausência do oxigênio) e em temperatura de resfriamento ideal. Neste processo, as enzimas da própria carne são liberadas, atuando sobre as fibras e tornando-as mais macias a cada dia.

Em condições ideais, o resultado é uma carne que, além de mais macia, conserva-se por muito mais tempo: 45 dias (se resfriada) ou, 180 dias (se congelada).

Embalagem a Vácuo
A embalagem a vácuo é uma embalagem especialmente lacrada, de onde foi retirado todo o ar, mantendo a carne totalmente isolada do meio exterior. Isto assegura total proteção contra fatores ambientais que podem deteriorar o produto (inibe o crescimento bacteriano). Assim, a qualidade da carne se conserva por muito mais tempo.

Esta também é a razão da cor mais escura da carne (devido à ausência do oxigênio), o que é perfeitamente normal – tanto que, ao romper a embalagem, a carne reassume a coloração vermelho vivo minutos depois de entrar em contato com o ar. A coloração mais escura é um importante indicador de que a embalagem continua inviolada e em perfeitas condições.

Leave a Reply

Your email address will not be published.