Bom churrasco de picanha em 5 passos

“Um bom churrasco começa pela compra da carne. A picanha deve ter uma uniformidade na camada de gordura.

A gordura deixa a carne mais saborosa e suculenta, além de ser um indicador, pois a carne tende a ser mais macia.”

1º) Tire todas gorduras em excesso e nervos que possam ainda ter na peça, isso se chama toalhete. Depois salgue a peça inteira, com sal grosso, somente quando levá-la à brasa.

2º) Leve a picanha ao braseiro (a brasa deve estar forte, bem vermelha) numa distância de aproximadamente 25 cm. Muito importante: com a gordura virada para baixo, ou seja, sofrendo ação direta da brasa. Deixe dessa forma até que doure.

3º) Agora inverta a posição, carne para baixo e gordura para cima. Deixe dessa forma até que doure. Retire a peça para o quarto passo.

“Com esse procedimento as fibras da carne se fecham deixando assim o suco da carne contido entre as fibras. Além disso, a gordura sendo aquecida, derrete e se infiltra por entre as fibras musculares, valorizando ainda mais o sabor e mantendo a maciez da picanha.”

4º) Com a gordura voltada para cima, fatie a picanha (espessuras de aproximadamente 1 à 2 cm).

5º) Com a brasa ainda vermelha, leve agora as fatias à brasa, quando a fatia sangrar na superfície vire, depois de virar quando sangrar novamente: Sirva e Delicie-se!

“Só salgue quando levar as peças à brasa! E sempre usando sal grosso. Isso evita desidratação fora do braseiro. O segredo desse método é a hora exata de virar, não deixe passar do ponto atente para o sangramento.”

Leave a Reply

Your email address will not be published.