Como preparar uma boa brasa para um melhor churrasco

A primeira atitude depois de ter decidido preparar um churrasco é acender a churrasqueira, e que seja antes de começar a preparar a carne. Dessa maneira, terá um braseiro (carvão em brasa) quando levar a carne para assar ou grelhar.

Para acender a churrasqueira facilmente pode ser usado um álcool sólido, gel especial, ou um simples pão com álcool. Após encher a churrasqueira com carvão, abra um vão entre eles e coloque o material escolhido e ponha fogo. Jogue um pouco mais de carvão por cima, mas sem tapar totalmente, já que só existe fogo quando há passagem de ar, afinal é preciso oxigênio para ocorrer a combustão. Importantíssimo: nunca jogue álcool diretamente na churrasqueira, é extremamente perigoso!

Outra dica: guarde as cinzas do churrasco anterior, pois poderá usá-la para cobrir o braseiro, quando este já estiver formado. Tomando esta providência, toda vez que cair gordura na brasa, não vai levantar labaredas e muito menos formar aquele fumaceiro, onde ninguém vê ninguém.

Se você quer assar uma carne, deixe-a pelo menos 40 cm longe da brasa. Para grelhar, as peças devem ter no máximo 500 g e a distância da brasa é de 15 cm. Na hora de virar as carnes com capa de gordura, deve-se colocar mais um pouco de cinza sobre o braseiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.